Da Redação


Elon Musk escreveu no X na noite desta segunda-feira, 29/01: “O primeiro ser humano recebeu um implante da @Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram a detecção promissora do pico do neurônio”. Ele disse que o dispositivo “permite o controle do seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas através do pensamento”. Ele acrescentou: “Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso de seus membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um datilógrafo ou leiloeiro. Esse é o objetivo.”

A empresa surgiu com o objetivo de implantar microchips no cérebro de pessoas paralisadas e permitir que elas movam seus corpos usando seus pensamentos. Após aprovação da FDA em março de 2023, a Neuralink havia anunciado em setembro passado que em breve iniciaria um teste em humanos, para avaliar a segurança de seu implante.

Os detalhes do paciente não foram dados, mas há rumores que o candidato ideal para o primeiro teste em humanos da Neuralink tenha sido um adulto com menos de 40 anos cujos quatro membros estão paralisados. Durante o teste em humanos, um robô desenvolvido pela empresa colocará cirurgicamente os fios ‘ultra-finos’ dos implantes que ajudam a transmitir sinais nos cérebros dos participantes, disse a empresa.

A Neuralink e o chip cerebral

O Neuralink de Elon Musk está trabalhando para ligar o cérebro humano a uma interface de máquina, criando dispositivos de tamanho mícron. A empresa foi registrada na Califórnia como uma empresa de ‘pesquisa médica’ em julho de 2016, e Musk financiou a empresa principalmente com recursos próprios.

Ele está trabalhando no que Musk chama de tecnologia da ‘renda neural’, implantando pequenos eletrodos cerebrais que podem um dia fazer upload e download de pensamentos. A tecnologia é inicialmente planejada para ser usada para ajudar pessoas que sofrem de distúrbios cerebrais degenerativos graves, como a ELA, mas pode ter usos mais amplos nos próximos anos.

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

Como funciona o BCI

As interfaces cérebro-computador (BCI) fornecem um link de comunicação direto entre o cérebro e um computador ou outros dispositivos externos. Eles oferecem um maior grau de liberdade, fortalecendo ou substituindo a capacidade de trabalho periférica humana e têm aplicações potenciais em vários campos, como reabilitação, computação afetiva, robótica, jogos e neurociências. 

Esforços significativos de investigação à escala global proporcionaram plataformas comuns para a normalização tecnológica e ajudaram a enfrentar dinâmicas cerebrais altamente complexas e não lineares e desafios relacionados de extração e classificação de características. As flutuações psiconeurofisiológicas variantes no tempo e seu impacto nos sinais cerebrais impõem outro desafio aos pesquisadores do BCI para transformar a tecnologia de experimentos de laboratório em vida diária plug-and-play.

Apesar de a Neuralink não ter divulgado essa informação, é possível deduzir que o Telepathy tenha sido inserido no cerebelo, justamente por ser uma região do cérebro responsável pela coordenação motora.

Interface computador-cérebro

O sistema de Neuralink consiste em um chip de computador conectado a pequenos fios flexíveis costurados no cérebro por um robô “semelhante a uma máquina de costura”. O robô remove um pequeno pedaço do crânio, conecta os eletrodos semelhantes a fios a certas áreas do cérebro, costura o buraco e os únicos restos visíveis é uma cicatriz deixada para trás a partir da incisão. Musk disse que este procedimento leva apenas 30 minutos, não exigirá anestesia geral e os pacientes poderão voltar para casa no mesmo dia.

Não está claro se todas essas promessas se aplicam ao primeiro paciente a receber o implante, embora Musk tenha dito que está ‘recuperando bem’. O cérebro consiste em células especiais chamadas neurônios que transmitem sinais para outras células do corpo, como nossos músculos e nervos. Os eletrodos do chip Neuralink são capazes de ler esses sinais, que são então traduzidos em controles do motor. Isso poderia controlar tecnologias externas, como computadores ou smartphones, ou funções corporais, como o movimento muscular.

Experiência desconcertante

Após os primeiros testes da Neuralink e 1.500 animais mortos em experimentos apressados, especialistas levantaram sérias preocupações sobre a segurança do implante.

O Dr. Dean Burnett, pesquisador associado honorário da Universidade de Cardiff, chamou os testes em humanos de apressados, pois, “a velocidade com que Musk passou de não ter envolvimento em implantes neurocirúrgicos para fazer declarações globais maciças é desconcertante e alarmante”, disse ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *