Da Redação


Os preços dos aluguéis em Barcelona aumentaram cerca de 70 por cento na última década, enquanto o custo de comprar uma casa aumentou muito mais lentamente, em 39 por cento, forçando a emigração de jovens devido ao aumento dos aluguéis.

O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, acredita que a proibição da atividade de Airbnb poderá parar a subida dos aluguéis em espiral e protegerá os moradores dos efeitos do turismo de massa. Para isso, ele prometeu que não haverá apartamentos turísticos na cidade espanhola até 2029.

O político espanhol disse que os aluguéis estão “ficando caros” e os jovens e aqueles com salários médios estão sendo expulsos da cidade devido a moradias inacessíveis.

Na sexta-feira, Collboni disse: “Precisamos que a oferta habitacional cresça para que as pessoas não tenham que sair da cidade e para que os preços da habitação não subam e comecem a cair”.

Se a legislação for aprovada pela Generalitat da Catalunha, os governos municipais imporão a proibição ao AirBnbs recusando-se a emitir novas licenças, bem como não renovando as existentes.

A medida é controversa, porém Collboni acredita que essa medida abrirá o mercado para mais licenças de curto prazo e tornará Barcelona mais acessível para os jovens que foram forçados a sair devido ao aumento dos aluguéis.

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *