O Farol é uma publicação gratuita e dirigida que circulou em Maceió de julho de 1996 a julho de 2015 , na forma de tabloide impresso. Desde 2016 O Farol mantém apenas a edição digital do seu conteúdo, que procura aprofundar questões relevantes através de artigos ou reportagens especiais voltados para temas como comportamento, educação, saúde, política, economia, espiritualidade, entre outros, tendo entre seus articulistas colaboradores de diversas partes do país.
Ao longo desses anos, O Farol realizou – três concursos literários de crônicas, e também teve o pioneirismo no lançamento de conteúdo digital alagoano na internet através de duas mostras virtuais (arquitetura e pintura), além de um catálogo eletrônico. Para isso, O Farol realizou parcerias com o meio acadêmico, com órgãos do poder público vinculados às áreas de cultura, educação e trabalho, e com instituições privadas que se identificaram com as propostas do informativo. Nesse cenário, o informativo promoveu debates através de suas edições e organizou eventos, como a palestra “Pós-Modernidade: um cenário cultural e social em crise”, em fevereiro de 2008, no Sebrae/AL e com apoio da ProEx UFAL, ministrada por René Vasconcellos, doutora em Ciências Políticas e Sociologia.
O um dos projetos mais abrangentes e de maior significância popular foi aquele que centralizou a criação da Biblioteca Minervina dos Santos, que se tornou Ponto de Leitura (vinculado ao Programa Cultura Viva) em 2008.
Nesta edição digital, o site mantém os principais artigos que forma publicados nesses anos e assegura o espaço aberto para conteúdos semelhantes.